Chatbot na área de saúde: 15 vantagens do atendimento automatizado

Agora, mais do que nunca, ter segurança ao realizar qualquer atividade se tornou indispensável. Principalmente, no que se refere a agendar consultas, exames ou de atendimento médico.

É nesse contexto que uma nova forma de relacionamento vem ganhando cada vez mais espaço: chatbot para atendimento, uma ferramenta com inteligência artificial que assegura qualidade ao lidar com as demandas diárias de cada paciente.

Os chatbots são interfaces conversacionais, capazes de dialogar com o usuário por áudio ou texto de forma pré-programada para simular um diálogo humano e é possível interagir com ele por meio de um bate-papo em tempo real.

Na área da saúde surgem como uma oportunidade de otimizar a recepção de pacientes e muito mais.

Selecionamos as principais vantagens que o chatbot na área de saúde pode oferecer e de como atender bem. Confira a seguir.

15 vantagens do chatbot na área de saúde

O uso do chatbot na área de saúde traz inúmeros benefícios para clínicas, hospitais e estabelecimentos de saúde e os atualizam nas tendências de atendimento ao cliente

O chatbot também ajuda a criar um ambiente de conversação no qual é possível personalizar cada atendimento e torná-lo mais acessível para quem precisar independente do dia e hora.

O chatbots podem ser utilizados em diversos canais como, por exemplo: WhatsApp Business; Sites; SMS; Redes sociais, etc.

Vantagens do chatbot na área da saúde

  1. redução de custos;
  2. disponibilidade 24h por dia e 7 dias por semana;
  3. respostas rápidas e ações imediatas;
  4. atendimento personalizado, automatizado e ágil;
  5. integração com back office;
  6. relatório de acompanhamento;
  7. atendimento em diversos canais de comunicação e sem filas;
  8. diferencial de mercado;
  9. maior eficiência da equipe;
  10. padronização de respostas;
  11. alcance ilimitado;
  12. aumento da adesão;
  13. redução do dropout;
  14. fortalecimento da marca;
  15. redução de erros humanos.

O chatbot na área de saúde é capaz de simplificar tarefas repetitivas, como agendamentos, remarcações, cancelamentos de consultas e exames, realizar a triagem inicial dos pacientes, para determinar o atendimento necessário.

O chatbot na área de saúde também realiza a análise por foto de resultados de exames digitais para de determinar a necessidade de cuidados adicionais ou marcar uma nova consulta para avaliações.

Outra função é fazer pesquisa de satisfação para que o atendimento sempre esteja de acordo com as necessidades dos pacientes.

Como o chatbot utiliza da inteligência artificial, caso identifique que não é capaz de responder alguma solicitação feita pelo paciente, a mesma é encaminhada para um profissional adequado responder. 

Depois de conferir os inúmeros benefícios que o chatbot na área de saúde possibilita, você deve estar se questionando o que fazer para ter um assistente virtual, correto? Confira a seguir.

Saiba como ter chatbot para atendimento

A Softwell Solutions possui a solução completa para o desenvolvimento do seu chatbot, personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio.

Confira alguns dos casos de sucesso da Softwell com chatbot na área de saúde:

Clisanna: a Anna atende aos pacientes através do WhatsApp realizando a marcação de exames e consultas, além de tirar dúvidas sobre a clínica e seus serviços.

Hospital Aeroporto: o chatbot do Hospital Aeroporto ajuda os pacientes agilizando o processo de autorização de exames. Recebendo os documentos por imagem através do WhatsApp.

Sara: chatbot responsável pelo agendamento de consultas, exames, acesso a resultados e informações gerais.Na Softwell, entendemos os seus desafios, desenhamos estratégias e implementamos as soluções de acordo com os seus objetivos. Fale com nossos especialistas e entenda como podemos te ajudar!

Confira o WEBINAR que realizamos sobre o que os Chatbots podem fazer pela área de saúde

Conheça a Softwell Solutions

A Softwell Solutions, fundada em 2007, nasceu com o propósito de simplificar os processos e valorizar as estratégias de negócio através da sua plataforma de desenvolvimento de softwares, o Maker.

São mais de 12 anos aperfeiçoando uma abordagem ágil e inovadora, com o apoio de profissionais, acadêmicos, clientes, parceiros e programas de incentivo à inovação.

Ao longo dessa trajetória, com a distribuição do Maker, a Softwell se torna cada vez mais um Full Service em tecnologia Maker, buscamos desta forma facilitar a rotina dos nossos clientes e parceiros, oferecendo cada vez mais uma completa linha de serviços, tais como:

  • Maker Studio Bootstrap e Maker Mobile
  • Fábrica de Software
  • Inteligência Artificial
  • Chatbot
  • Outsourcing / Consultoria
  • Hospedagem

A lista de serviços complementa a atividade principal da empresa, comercialização de licenças para desenvolvimento com a plataforma Maker Studio, trazendo novas possibilidades em que a Softwell pode apoiar seus clientes a extrair o máximo da ferramenta.

Somos uma empresa especialista em soluções tecnológicas inovadoras e inteligentes, quando o assunto é Desenvolvimento Web, Aplicativos.

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