Agora, mais do que nunca, ter segurança ao realizar qualquer atividade se tornou indispensável. Principalmente, no que se refere a agendar consultas, exames ou de atendimento médico.
É nesse contexto que uma nova forma de relacionamento vem ganhando cada vez mais espaço: chatbot para atendimento, uma ferramenta com inteligência artificial que assegura qualidade ao lidar com as demandas diárias de cada paciente.
Os chatbots são interfaces conversacionais, capazes de dialogar com o usuário por áudio ou texto de forma pré-programada para simular um diálogo humano e é possível interagir com ele por meio de um bate-papo em tempo real.
Na área da saúde surgem como uma oportunidade de otimizar a recepção de pacientes e muito mais.
Selecionamos as principais vantagens que o chatbot na área de saúde pode oferecer e de como atender bem. Confira a seguir.
15 vantagens do chatbot na área de saúde
O uso do chatbot na área de saúde traz inúmeros benefícios para clínicas, hospitais e estabelecimentos de saúde e os atualizam nas tendências de atendimento ao cliente.
O chatbot também ajuda a criar um ambiente de conversação no qual é possível personalizar cada atendimento e torná-lo mais acessível para quem precisar independente do dia e hora.
O chatbots podem ser utilizados em diversos canais como, por exemplo: WhatsApp Business; Sites; SMS; Redes sociais, etc.
Vantagens do chatbot na área da saúde
- redução de custos;
- disponibilidade 24h por dia e 7 dias por semana;
- respostas rápidas e ações imediatas;
- atendimento personalizado, automatizado e ágil;
- integração com back office;
- relatório de acompanhamento;
- atendimento em diversos canais de comunicação e sem filas;
- diferencial de mercado;
- maior eficiência da equipe;
- padronização de respostas;
- alcance ilimitado;
- aumento da adesão;
- redução do dropout;
- fortalecimento da marca;
- redução de erros humanos.
O chatbot na área de saúde é capaz de simplificar tarefas repetitivas, como agendamentos, remarcações, cancelamentos de consultas e exames, realizar a triagem inicial dos pacientes, para determinar o atendimento necessário.
O chatbot na área de saúde também realiza a análise por foto de resultados de exames digitais para de determinar a necessidade de cuidados adicionais ou marcar uma nova consulta para avaliações.
Outra função é fazer pesquisa de satisfação para que o atendimento sempre esteja de acordo com as necessidades dos pacientes.
Como o chatbot utiliza da inteligência artificial, caso identifique que não é capaz de responder alguma solicitação feita pelo paciente, a mesma é encaminhada para um profissional adequado responder.
Depois de conferir os inúmeros benefícios que o chatbot na área de saúde possibilita, você deve estar se questionando o que fazer para ter um assistente virtual, correto? Confira a seguir.
Saiba como ter chatbot para atendimento
A Softwell Solutions possui a solução completa para o desenvolvimento do seu chatbot, personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio.
Confira alguns dos casos de sucesso da Softwell com chatbot na área de saúde:
Clisanna: a Anna atende aos pacientes através do WhatsApp realizando a marcação de exames e consultas, além de tirar dúvidas sobre a clínica e seus serviços.
Hospital Aeroporto: o chatbot do Hospital Aeroporto ajuda os pacientes agilizando o processo de autorização de exames. Recebendo os documentos por imagem através do WhatsApp.
Sara: chatbot responsável pelo agendamento de consultas, exames, acesso a resultados e informações gerais.Na Softwell, entendemos os seus desafios, desenhamos estratégias e implementamos as soluções de acordo com os seus objetivos. Fale com nossos especialistas e entenda como podemos te ajudar!
Confira o WEBINAR que realizamos sobre o que os Chatbots podem fazer pela área de saúde
Conheça a Softwell Solutions
A Softwell Solutions, fundada em 2007, nasceu com o propósito de simplificar os processos e valorizar as estratégias de negócio através da sua plataforma de desenvolvimento de softwares, o Maker.
São mais de 12 anos aperfeiçoando uma abordagem ágil e inovadora, com o apoio de profissionais, acadêmicos, clientes, parceiros e programas de incentivo à inovação.
Ao longo dessa trajetória, com a distribuição do Maker, a Softwell se torna cada vez mais um Full Service em tecnologia Maker, buscamos desta forma facilitar a rotina dos nossos clientes e parceiros, oferecendo cada vez mais uma completa linha de serviços, tais como:
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- Fábrica de Software
- Inteligência Artificial
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