Você lembra como era o relacionamento das marcas com os clientes antes de surgir a era digital? Hoje é algo até difícil de imaginar!
Por isso, cada vez mais, os consumidores se sentem atraídos pela experiência que as marcas oferecem. O bom atendimento, hoje, é uma prioridade e um diferencial competitivo.
Estar atento às novas tecnologias e entender como o seu negócio pode se beneficiar ajudará a se destacar dos principais concorrentes.
Sob essa perspectiva, uma nova forma de relacionamento vem ganhando cada vez mais espaço: Chatbot para atendimento, uma ferramenta de inteligência artificial.
Mas, o que é chatbot e como ele pode beneficiar a sua marca e ajudar a fortalecer a relação com os clientes? Confira a seguir!
O que é chatbot: transforme o relacionamento com seu cliente
Os Chatbots são interfaces conversacionais, capazes de dialogar com o usuário sem a intervenção humana.
Isso acontece através de um software que responde a comandos previamente programados e consegue direcionar a conversa até a informação que o cliente esteja buscando.
Um Chatbot cognitivo tem a capacidade de aprender com os clientes e melhorando a interação a cada contato. É uma revolução entre o homem e máquina.
Através de abordagens muito mais naturais, diálogos e respostas sem tantas formalidades, aliados a alta disponibilidade e facilidade de acesso.
As interfaces conversacionais, chamadas Chatbot para atendimento, são capazes de interagir como um diálogo (bate-papo). A grande vantagem desse tipo de interface é a naturalidade da interação.
Conheça as soluções oferecidas pelo Chatbot para atendimento
Engano de quem pensa que o Chatbot para atendimento só é implementado por grandes empresas, hoje a inteligência artificial é totalmente acessível e utilizada em qualquer segmento de mercado.
A Inteligência Artificial pode ser a sua principal aliada ajudando a sua empresa a aumentar a produtividade através do uso do chatbot.
O Chatbot para atendimento pode ser usado com o objetivo de aumentar o número de clientes potenciais e:
- eliminar algumas etapas de suas operações, bem como aquelas atividades burocráticas;
- automatizar e trabalhar de forma inteligente;
- fazer agendamentos;
- tirar dúvidas frequentes;
- realizar cobranças;
- fazer pesquisas de satisfação;
- efetuar cadastros;
- apresentar novidades/
- oferecer promoções e
- automatizar algumas das etapas de vendas.
Mais do que uma mudança, a Inteligência Artificial (AI) veio para ser quebrar os padrões estabelecidos pelo mercado e gerar impactos à humanidade.
E como as empresas pretendem se adaptar ao início dessa nova era? Conheça abaixo algumas possibilidades de aplicação da Inteligência Artificial.
Chatbots – Assistentes Virtuais
Conversa com o cliente sem precisar da intervenção humana. Os chatbots conseguem interagir com o usuário de forma natural e aprender com estas interações.
Estes assistentes já são realidades nas empresas hoje, como por exemplo, a Cortana, assistente pessoal da Microsoft; Bia, assistente virtual do Bradesco; e SOFIA, assistente da Softwell Solutions.
Reconhecimento Facial
Sistema de segurança biométrica, que identifica instantaneamente o rosto da pessoa. Utiliza-se principalmente em hotéis e bancos.
Reconhecimento de Voz
Assistentes pessoais inteligentes com a capacidade de ajudar os usuários nas tarefas diárias, assim como trazer informações sobre trânsito, agenda de compromisso. Exemplos: Siri, da Apple, e S Voice, da Samsung.
Assista o nosso Webinar: Como o chatbot pode transformar a sua empresa
Com a tendência, várias empresas de software e desenvolvimento oferecem este serviço inclusive, apresentam na prática o funcionamento e cases que exemplificam maneiras de trabalhar com esse formato, como é o caso da Softwell Solutions.
SOFIA, a assistente virtual da Softwell, é um FAQ Inteligente que esclarece todas as dúvidas sobre o Maker – plataforma de desenvolvimento de software – de maneira rápida e inteligente, sem precisar de uma ajuda humana.
SOFIA, assistente virtual da Softwell
SOFIA, assistente virtual cognitiva da Softwell, consegue interagir com base em informações gravadas e programadas e a tecnologia também permite a capacidade de aprender novas respostas, e ensinar outras manualmente.
Mas, por que sua marca deve investir no Chatbot para atendimento? Primeiro de tudo, ela consegue trazer experiência ao seu cliente e proporciona um melhor tipo de serviço. Outro destaque é que a interface consegue agregar valor a sua marca.
Com o Maker, você também pode ter um sistema inteligente e uma excelente opção para redução de custos, aumentar a taxa de conversão de vendas e alavancar o seu negócio.
A SOFIA já está em uso no próprio site da empresa para modernizar o atendimento realizado por esse canal e também disponível pelo WhatsApp.
A atendente está preparada para responder às mais diversas questões sobre a ferramenta Maker e a Softwell, entre dúvidas técnicas, comerciais e gerais apresentadas pelos clientes, por meio de um atendimento automatizado em tempo real e sem a ajuda de um operador.
“As atendentes virtuais são uma tendência de mercado, pois realizam um atendimento inteligente e automático, com a utilização da linguagem natural para interagir com os clientes.
Esta é uma solução para empresas que buscam satisfazer e surpreender com um atendimento rápido e personalizado, que proporciona redução de custos nas áreas operacionais”, explica Adriano Barbosa, Gerente de Serviços e Relacionamento da Softwell.
A cognitividade é o grande diferencial da SOFIA
Um grande diferencial do serviço disponibilizado pela Softwell é a cognitividade, ou seja, a capacidade de aquisição de conhecimento atrelada ao assistente virtual.
Essa característica faz com que a SOFIA melhore suas respostas de acordo com o seu uso, sempre melhorando a experiência do usuário.
“SOFIA segue as mesmas tendências de uma VPA, em fase de treinamento, mas a tendência é que ela se aproxime ainda mais desse padrão com o passar do tempo e quando sua aprendizagem atingir um nível de maturidade satisfatório”, completa Barbosa.
A combinação destas tecnologias permite a criação de assistentes virtuais cognitivos em qualquer segmento.
“Através dessas soluções, os personagens se tornam “vivos”, com gestos, emoções, falas e uma abordagem que avalia o humor do interlocutor, trazendo as respostas e o tratamento adequado para cada situação”, esclarece.
“Através de benefícios como a mobilidade – com o uso de celular ou tablets – é possível manter contato com os clientes e solucionar questões, sanar dúvidas, direcionar para efetivação de compras, identificação do cliente, pagamentos, redução de tempo de espera em chamadas telefônicas, tudo isso por meio de um atendimento automatizado e simultâneo, humanizado e eficiente”, finaliza Barbosa.
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Conheça a Softwell Solutions
A Softwell Solutions, fundada em 2007, nasceu com o propósito de simplificar os processo e valorizar as estratégias de negócio através da sua plataforma de desenvolvimento de softwares, o Maker.
Somos uma empresa especialista em soluções tecnológicas inovadoras e inteligentes, quando o assunto é Desenvolvimento Web e Aplicativos.
São mais de 12 anos aperfeiçoando uma abordagem ágil e inovadora, com o apoio de profissionais, acadêmicos, clientes, parceiros e programas de incentivo à inovação.
Ao longo dessa trajetória, com a distribuição do Maker e serviços de soluções sob demanda, conquistamos importantes parcerias e inúmeros cases de sucesso, com atuação global.A Softwell Solutions surgiu a partir das necessidades no desenvolvimento de software. São mais de 10 anos aperfeiçoando uma abordagem ágil e inovadora, com o apoio de profissionais, acadêmicos, clientes, parceiros e programas de incentivo à inovação.