Crescimento de 20% no desenvolvimento No-code em 2023

Especialistas em tecnologia do Gartner estimam Crescimento de 20% para tecnologias de desenvolvimento no-code em 2023

Na onda das transformações, a inovadora Softwell lança Maker 5, que promete ser o ápice em IDE No-code.

A tecnologia é cada vez mais importante no mundo atual. Com a disponibilidade de banda larga, de dispositivos móveis tipo celular e de ferramentas mais acessíveis, a transformação digital de negócios, governos e da sociedade em geral está acelerada. O uso individual, familiar e corporativo da tecnologia está vivendo uma época de grande expansão.

Dentro dessa revolução tecnológica, algumas tecnologias apresentam potencial ainda maior. As plataformas no-code/low-code estão no topo dessas tendências.

Os especialistas em tecnologia do renomado Gartner estão prevendo que o mercado mundial de tecnologias de desenvolvimento low-code/no-code crescerá 20% em 2023, atingindo mundialmente US$ 26,9 bilhões. Há expectativas de um grande impulso na utilização desse tipo de tecnologia até 2026.

“As organizações estão cada vez mais se voltando para tecnologias de desenvolvimento de low-code para atender às demandas crescentes de velocidade de entrega de aplicativos e fluxos de trabalho de automação altamente personalizados”, disse Varsha Mehta, Especialista Sênior de Pesquisa de Mercado do Gartner.

De acordo com a dados do Research and Markets, o mercado de No-Code, com base em dados recentes, deve atingir o valor de 187 bilhões de dólares até 2030 (contra 10,3 bilhões de dólares em 2019).

Maker 5: ferramenta No-code potente

Desde 2007, a Softwell Solutions é pioneira no Brasil em ferramentas No-code, com o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Maker, que chega agora à sua versão Maker 5. São milhares de desenvolvedores Maker atuando no Brasil e em diversos países. A Softwell ganhou diversos prêmios nacionais com essa inovação, entre eles o Prêmio Finep de Inovação, mais importante prêmio brasileiro na área.

No final de 2022, a Softwell fez movimento importante, com o lançamento do Maker na Web, em versão beta. A tecnologia apresentou novidades importantes, com versão simplificada da ferramenta, permitindo utilizar em qualquer computador, de qualquer lugar, sem necessidade de instalação em máquina e aplicações 100% publicadas, compatível com qualquer sistema operacional, sem necessidade de configuração específica. O lançamento teve grande adesão e colocou a Softwell e o Maker novamente em evidência.

Essa nova versão Maker 5 é bem potente e apresenta novidades ainda mais diferenciadas. É uma boa oportunidade para todos os desenvolvedores que trabalham com no-code, low-code ou linguagens tradicionais.

É a melhor versão do Maker já lançada, mais rápida e mais produtiva. O desafio da migração de outras versões, por exemplo, apresenta excelente novidade, com a migração sendo realizada em segundos.

O Maker 5 permite a personalização dos sistemas de forma dinâmica e visual, com a nova interface visual disponível, tendo como tecnologia de suporte o Bootstrap 5.

Além disso, é possível colocar a aplicação em mobile em um clique, utilizando PWA, Integração do Calendário com o Google Agenda (Nativo), Geração de Tokens JWT Nativo, além de 105 novas funcionalidades e componentes.

Os testes técnicos mostram que o Maker 5 consegue produtividade superior, reduzindo o tempo elaboração de sistemas complexos em até 90%, com ganhos expressivos em diminuição do esforço de especificação e desenvolvimento, e no time-to-market. Isso é produtividade, com significativa redução de custos dos projetos de novos sistemas ou de substituição de softwares existentes.

“Desde que pensamos o Maker, nosso objetivo sempre foi permitir mais facilidade no desenvolvimento de sistemas e aplicativos, abrindo espaço para novos desenvolvedores, com maior produtividade e menores custos. Após 15 anos de aprendizados e evoluções, esse novo produto é um marco na trajetória da empresa, com uma perspectiva gigantesca de crescimento em um mundo que já entendeu o potencial do no-code” afirma Wellington Freire, CEO da Softwell e criador do Maker.

Capacitação: vacina para Apagão de Profissionais de TI

Além disso, as ferramentas no-code/low-code permitem a rápida capacitação de desenvolvedores e pessoas que não são de TI, forma inteligente de superar o desafio da falta de mão-de-obra qualificada na área de tecnologia.

Na realidade brasileira, estima-se um apagão de profissionais de TI, caso não sejam tomadas medidas imediatas. Segundo a Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), o Brasil já enfrenta falta de trabalhadores qualificados no setor de tecnologia da informação. A expectativa da Assespro é de que 500 mil vagas sejam abertas até 2024.

A Softwell desenvolveu o Maker Academy Program, que capacita desde jovens sem conhecimento prévio até profissionais seniores em outras ferramentas, em cursos presenciais e on-line com 40 horas de duração. Recentemente, por conta da demanda por qualificação mais avançada, foi lançado o Maker Business, programa de formação para profissionais que já possuem domínio do Maker.

Segundo Adriano Barbosa, Gerente Executivo da Softwell, “trabalhamos nas capacitações, nos hackathons e nos eventos on line no sentido de desenvolver a cultura no-code e de permitir que mais profissionais tenham acesso à essa ferramenta fantástica que é o Maker, que vem transformando vidas de pessoas e organizações, com mais facilidade e produtividade”.

Expansão Softwell

Esses movimentos estratégicos da Softwell fazem parte de um cuidadoso roadmap de desenvolvimento tecnológico, visando ampliar a competitividade da ferramenta e da participação no mercado.

A Softwell tem a inovação em seu DNA desde a sua fundação. Incorporar novas tecnologias, melhorar os produtos e serviços, e construir novos modelos faz parte do dia-a-dia da empresa.

Conforme destaca o Diretor de Operações da Softwell, Alexandre Paupério, “quando a Softwell surgiu, era apenas o Maker no mercado e outros poucos concorrentes. Os profissionais duvidavam que pudessem crescer ferramentas no-code. Hoje, o mercado no-code/low-code possui grandes empresas, em diversos países do mundo, em segmento com crescimento acelerado, tornando-se uma das principais tendências tecnológicas, com excelentes perspectivas”.


Mais informações:

Assessoria de Imprensa

Adriana Souza

(71) 99273.6009

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Recent Posts

Sobre

Sobre

Ajudamos o seu negócio no processo de transformação digital.

Newsletter

Assine nossa newsletter mensal para se manter atualizado.