No desenvolvimento de um aplicativo ou site, existem todos os elementos que fazem parte da interface e todos aqueles que estão por trás dela. Você sabe o que isso significa?
É justamente isso que separa o desenvolvimento front-end do back-end. Ambos são termos que indicam especializações distintas as quais os desenvolvedores escolhem trabalhar.
Nesse artigo, em específico, vamos focar no que caracteriza o desenvolvimento front-end e quais são seus diferenciais.
Se você quer saber mais sobre o desenvolvimento front-end, aproveite para ler esse artigo. Nele, vamos falar sobre o que é esse tipo de desenvolvimento, como ele funciona e o que um programador front-end precisa saber para começar. Boa leitura!
O que é Front-end?
O desenvolvimento front-end nada mais é do que o desenvolvimento responsável por organizar a interface de um aplicativo ou página web.
Dessa forma, portanto, é a parte que trabalha com toda a aplicação que interage diretamente com o usuário. Esses elementos incluem botões, menus, páginas, links, gráficos, entre outros.
Sendo assim, o front-end está bastante ligado, também, com a experiência do usuário. As principais tecnologias que se executa front-end são:
- Hypertext Markup Language (HTML), uma linguagem de marcação;
- JavaScript, uma linguagem de programação.
- CSS, uma linguagem de estilo.
Como funciona o desenvolvimento Front-end?
No desenvolvimento front-end, o profissional irá mexer com o código em si, Logo, ele irá projetar com quais ferramentas o usuário irá interagir.
O desenvolvimento front-end funciona a partir da interpretação pelos navegadores ou sistemas operacionais que, por sua vez, vão ajudar a transmitir aqueles elementos até os usuários.
Qual a diferença entre front-end e back-end?
Como falamos no começo do texto, o front-end e back-end são diferentes tipos de desenvolvimentos.
Diferente do front-end, que diz respeito a tudo que o usuário pode ver, o back-end, como o próprio nome sugere, é o oposto: ele é tudo aquilo que está por trás e que garante que o sistema está funcionando corretamente.
Logo, o desenvolvimento back-end é responsável por elementos como o banco de dados e os servidores, bem como a segurança, a estrutura e o gerenciamento de conteúdo.
Em termos de hierarquia, ambos têm a mesma relevância. Afinal, um produto só vai funcionar bem e ser bem aceito pelos clientes se tiver tanto o back como o front bem executado.
Qual a importância do desenvolvimento front-end?
O desenvolvimento front-end é muito importante no que diz respeito à usabilidade de um aplicativo ou página web.
É a partir dessa usabilidade que o usuário vai sentir segurança para utilizar o aplicativo ou site. Portanto, a empresa consegue construir uma relação de confiança com ele a partir da qualidade da interface.
Se um site ou sistema de gestão não é simples, será mais difícil conseguir um grande público de usuários. É comum, por exemplo, que um site perca tráfego orgânico se apresentar muitos erros em teclas e botões.
No entanto, além de erros, a aparência de um site faz toda a diferença, pois causa um impacto e a impressão que o usuário tem pode levar a desistir ou a continuar utilizando aquela ferramenta.
Por essa razão, então, o papel do desenvolvimento front-end é essencial quando se deseja garantir que a ferramenta realmente funcione e seja útil para o público-alvo.
O que o programador front-end precisa saber?
Uma pessoa precisa adquirir diversos conhecimentos para poder se tornar um programador front-end. Alguns dessas noções são:
- Lógica de programação;
- HTML;
- CSS;
- Bootstrap.
Lógica de programação
Um requisito básico para qualquer pessoa que desenvolve é ter noções da lógica de programação. De forma direta, essa lógica diz respeito a um conjunto de instruções voltadas à resolução de desenvolvimento de um site, software ou aplicativo.
Como a lógica base é sempre a mesma, ao entendê-la, fica mais fácil entender todos os outros conceitos.
Sendo assim, é o primeiro conceito que o programador deve ter contato, antes mesmo de se especializar enquanto front ou back end.
Esse conhecimento está bastante conectado com a JavaScript, uma linguagem de programação criada para adicionar mais dinamismo e interatividade a sites que já eram
estruturados. Ela é uma das principais tecnologias da World Wide Web.
HTML
Um dos principais e primeiros domínios que um programador front-end precisa ter é quanto ao HTML. O Hypertext Markup Language nada mais é do que a linguagem usada para estruturar todo o conteúdo de um site.
A função do HTML é permitir que os navegadores sejam capazes de interpretar as informações contidas nos blocos de conteúdo com os quais o HTML trabalha.
Esse elemento está diretamente relacionado com a interface, pois envolve conteúdos como tags, textos, imagens e vídeos. O HTML também envolve semântica, a qual pode simplificar a leitura do código e o SEO e acessibilidade.
O ideal é que o desenvolvedor conheça todos os fundamentos do HTML e, depois, os coloque em prática, através da criação de uma página na web.
CSS
O Cascading Style Sheets, chamado popularmente de CSS, é uma linguagem de estilo que serve para alterar a aparência das páginas criadas em HTML.
Logo, se trata de um complemento para o HTML, com o objetivo de organizar melhor o visual de um site. É possível, com o CSS, adicionar cores, efeitos, animações e múltiplos elementos visuais a uma página.
A ideia do CSS é tornar os aplicativos e sites esteticamente mais agradáveis, o que é muito importante para experiência e permanência do usuário
Bootstrap
Por fim, o bootstrap é o tipo de framework front-end, sendo um dos mais populares. Ele facilita o trabalho dos desenvolvedores, uma vez que oferece padrões de HTML, CSS e JavaScript.
Embora não seja tão essencial como os outros citados, também é uma excelente opção para quem vai adentrar esse universo, uma vez que elimina a necessidade de, por exemplo, recriar interfaces do zero.
Desenvolva aplicativos de forma rápida e visual com o Maker Mobile!
Conclusão
Além de entender o que é, de fato, front-end, você pode entender a importância que esse desenvolvimento tem na experiência do usuário. Para quem desenvolve, esse sistema é essencial!